Orientações de Teses em curso (8):

  • Catarina Larguinho de Almeida Claro: Efeito da intervenção musical na qualidade de vida, na depressão, na ansiedade e no funcionamento cognitivo em idosos com demência e défice cognitivo ligeiro. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Sara Gonçalves Alves Ribeiro: Funcionamento cognitivo, capacidade funcional, depressão e qualidade de vida: O impacto de um programa de reabilitação neuropsicológica grupal em idosos com défice cognitivo ligeiro. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Lauren Pires da Fonseca: Contribuição para a validação da versão brasileira da Rowland Universal Dementia Assessment Scale (RUDAS): Estudos no contexto clínico com população idosa. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • José Ronaldo Oliveira: Contribuição para a validação da versão brasileira da Rowland Universal Dementia Assessment Scale (RUDAS): Estudo normativo com a população idosa. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Ana Margarida Carimbo Ruivo: A incapacidade causada pela lombalgia em jovens e adultos ativos: Estudo da sua relação com o desempenho cognitivo, a personalidade e a satisfação com a vida. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Leonardo de Abreu Coimbra: Estudo da relação entre a lombalgia, a qualidade de vida, a satisfação com a vida e o desempenho cognitivo em adultos. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Helena Silva Gaspar: Doente idoso com dor crónica: Estudo da associação entre aptidões cognitivas, capacidade funcional e qualidade de vida. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.
  • Juliana Andrade Costa: As relações entre satisfação no trabalho, trabalho digno, cinco grandes fatores da personalidade e saúde mental em profissionais da educação. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, UAL.

 

Orientações de Teses (12 concluídas):

2022

  • Orientador da Tese de: Carlos Alexandre Soares Fonseca (2022). A relação da lombalgia com a orientação para a felicidade e o desempenho/funcionamento executivo. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Concluída.

  • Orientador da Tese de: Adriana Maria Aguillar de Araújo (2022). Estudo da relação entre a síndrome de burnout, a ansiedade e a regulação emocional em mulheres empreendedoras. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Concluída.

2019

  • Co-Orientador da Tese de: Gonçalo Marques Germano (2019). Estudos psicométricos com o Massachusetts Youth Screening Instrument (MAYSI-2): Fiabilidade (teste-reteste, consistência interna) e validade interna e concorrente (com o Inventário de Sintomas Psicopatológicos - BSI). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

2017

  • Co-Orientador da Tese de: Jéssica Filipa Gomes Inácio (2017). Estudo de validação do EPQ-R numa amostra forense de regulação das responsabilidades parentais e de promoção e proteção de crianças. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientadora: Prof. Doutora Isabel Alberto). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Sarah Grand-Guillaume Perrenoud Silvestre Ferreira (2017).  Escala de Validade de Sintomas – Versão 2 (EVS-2): Estudos de validade concorrente na comunidade e em contexto médico-legal . Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Eva Amado de Pinho Pinheiro (2017). Depressão, ansiedade e ideação suicida em adolescentes institucionalizados: Estudo de validação do Massachusetts Youth Screening Instrument Version 2 (MAYSI-2). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

2016

  • Co-Orientador da Tese de: Beatriz dos Santos Baptista (2016). Estudos de validação de duas escalas de avaliação da Desejabilidade Social, EDS-20 e DESCA, numa amostra forense. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientadora: Prof. Doutora Isabel Alberto). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Ana Patrícia Tavares Marques (2016). Estudos de validação de duas escalas de avaliação da Desejabilidade Social – DESCA e EDS-20 – numa amostra da população geral. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientadora: Prof. Doutora Isabel Alberto). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Vânia Sofia Silva Gomes (2016). Vinculação e comportamentos autolesivos: Estudo numa amostra de reclusos preventivos e condenados. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

2015

  • Co-Orientador da Tese de: Rute Faustino Ferreira (2015). Estudos de validação do Massachusetts Youth Screening Instrument-2 (MAYSI-2): Relações com a Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11) e o Questionário de Agressividade de Buss e Perry (AQ). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Daniela Filipa Moreira Babo Pereira de Almeida (2015). Comportamento de simulação e exagero de sintomas em contexto médico-legal: Novos estudos de validação do Structured Inventory of Malingered Symptomatology (SIMS). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

  • Co-Orientador da Tese de: Ana Margarida Duarte Ferraz (2015). Estudo de Validação de um Questionário de Comportamentos Autolesivos em Reclusos. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Orientador: Prof. Doutor Mário R. Simões). Concluída.

 

Participação em Júris de Provas (20):

2022

  • Provas de Doutoramento de Rebeca Vinagre Farias (2022). Transição, adaptação e sucesso acadêmico de estudantes ingressantes no Ensino Superior: Um estudo longitudinal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. Júri: Profs. Licínio Lima (Presidente), Leandro S. Almeida, Susana Fernandes, Andreia Osti, Ludovina Ramos, Pedro A. Almiro (Arguente principal).

  • Provas de Mestrado de Lara Magré Morais (2022). Self-Report Symptom Inventory (SRSI): Estudo de validação em contexto médico-legal. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Manuela Vilar (Presidente), Mário R. Simões, Pedro A. Almiro (Arguente).

  • Provas de Mestrado de Emanuel Ferreira da Silva (2022). Self-Report Symptom Inventory (SRSI): Validation studies in a prison sample. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Manuela Vilar (Presidente), Mário R. Simões, Pedro A. Almiro (Arguente).

  • Provas de Mestrado de Viviana Nunes da Silva Alves (2022). Personality assessment in a forensic sample of parents: A study with the validity and clinical scales of MMPI-2. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Mário R. Simões (Presidente), Isabel Alberto, Pedro A. Almiro (Arguente).

  • Provas de Mestrado de Daniel Ricardo Ferreira Relvas (2022). Suporte social e burnout nos cuidadores informais de pessoas com demência. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Júri: Profs. Mónica Pires (Presidente), Catarina T. Pires, Pedro A. Almiro (Arguente).

2021

  • Provas de Mestrado de Patrícia dos Santos Machado Teixeira (2021). Coparentalidade, estilos de autoridade parental e a regulação emocional. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Júri: Profs. João Hipólito (Presidente), Mónica Pires, Pedro A. Almiro (Arguente).

  • Provas de Mestrado de Fabíola José Gonçalves Mano (2021). De frente para a vida e de trás para as grades: A intervenção psicológica no pós-reclusão. Relatório de Estágio apresentado à Universidade Autónoma de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento. Júri: Profs. Odete Nunes (Presidente), Mónica Pires, Pedro A. Almiro (Arguente).

2020

  • Provas de Mestrado de Catarina Isabel da Cruz Balagões (2020). Casa da mãe / casa do pai: Estilos parentais, Co-parentalidade e ajustamento da criança à separação em residência alternada vs. residência exclusiva. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Júri: Profs. João Hipólito (Presidente), Mónica Pires, Pedro A. Almiro (Arguente).

  • Provas de Mestrado de Josina Iveth Morais Quitumba Sebastião (2020). Escala de Ajustamento Diádico – EAD e Questionário de Estilos de Autoridade Parental para Pais – PAQ-P: Adaptação transcultural e contributos para a validação em Angola. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Universidade Autónoma de Lisboa. Júri: Profs. João Hipólito (Presidente), Mónica Pires, Pedro A. Almiro (Arguente).

2019

  • Provas de Doutoramento de Rute Saraiva Canejo dos Santos Rodrigues Teixeira (2019). Human-canine dyads: Identifying dysfunctional relationships, a Portuguese case study. Doutoramento em Ciências Veterinárias, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa. Júri: Profs. Luís Costa (Presidente), Maria Niza, Ilda Rosa, Gonçalo Pereira, Pedro A. Almiro (Arguente principal).

  • Provas de Mestrado de Catarina Lacueva Gonçalves (2019). Mulheres, crianças e jovens perante a violência e os maus-tratos. Relatório de Estágio apresentado à Universidade Autónoma de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento. Júri: Profs. Odete Nunes (Presidente), Rute Brites, Pedro A. Almiro (Arguente).

2017

  • Provas de Mestrado de Jéssica Filipa Gomes Inácio (2017). Estudo de validação do EPQ-R numa amostra forense de regulação das responsabilidades parentais e de promoção e proteção de crianças. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. António Castro Fonseca (Presidente), Mário R. Simões, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Sarah Grand-Guillaume Perrenoud Silvestre Ferreira (2017). Escala de Validade de Sintomas – Versão 2 (EVS-2): Estudos de validade concorrente na comunidade e em contexto médico-legal. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. António Castro Fonseca (Presidente), Isabel Alberto, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Eva Amado de Pinho Pinheiro (2017). Depressão, ansiedade e ideação suicida em adolescentes institucionalizados: Estudo de validação do Massachusetts Youth Screening Instrument - Version 2 (MAYSI-2). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Manuela Vilar (Presidente), Isabel Alberto, Pedro A. Almiro.

2016

  • Provas de Mestrado de Beatriz dos Santos Baptista (2016). Estudos de validação de duas escalas de avaliação da Desejabilidade Social, EDS-20 e DESCA, numa amostra forense. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Maria Salomé Pinho (Presidente), Mário R. Simões, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Ana Patrícia Tavares Marques (2016). Estudos de validação de duas escalas de avaliação da Desejabilidade Social – DESCA e EDS-20 – numa amostra da população geral. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Maria Salomé Pinho (Presidente), Mário R. Simões, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Vânia Sofia Silva Gomes (2016). Vinculação e comportamentos autolesivos: Estudo numa amostra de reclusos preventivos e condenados. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Manuela Vilar (Presidente), Isabel Alberto, Pedro A. Almiro.

2015

  • Provas de Mestrado de Rute Faustino Ferreira (2015). Estudos de validação do Massachusetts Youth Screening Instrument-2 (MAYSI-2): Relações com a Escala de Impulsividade de Barratt (BIS-11) e o Questionário de Agressividade de Buss e Perry (AQ). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Maria Salomé Pinho (Presidente), Manuela Vilar, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Daniela Filipa Moreira Babo Pereira de Almeida (2015). Comportamento de simulação e exagero de sintomas em contexto médico-legal: Novos estudos de validação do Structured Inventory of Malingered Symptomatology (SIMS). Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Maria Salomé Pinho (Presidente), Manuela Vilar, Pedro A. Almiro.

  • Provas de Mestrado de Ana Margarida Duarte Ferraz (2015). Estudo de Validação de um Questionário de Comportamentos Autolesivos em Reclusos. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, subárea de especialização em Psicologia Forense, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Júri: Profs. Manuela Vilar (Presidente), Isabel Alberto, Pedro A. Almiro.

 

Participação em Júris de Seleção:

2021 - Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD), Área: Psicologia, Ref.: BIPD _2021_4_UIDB/04345/2020, Centro de Investigação em Psicologia (CIP-UAL). Júri: Profs. Rute Brites (Presidente), Iolanda Galinha, Pedro A. Almiro (Vogal efetivo). (https://cip.autonoma.pt/bolsas/bolsa-de-investigacao-pos-doutoral-bipd-doutor-1-vaga/)

2020 - Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD), Área: Psicologia, Ref.: BIPD_2020_4 UIDB/04345/2020, Centro de Investigação em Psicologia (CIP-UAL). Júri: Profs. Rute Brites (Presidente), Iolanda Galinha, Pedro A. Almiro (Vogal efetivo). (https://cip.autonoma.pt/bolsas/bolsa-de-investigacao-bipd-doutor-1-vaga/)