Investigações Desenvolvidas

 

 

  • Investigador responsável pela construção, aferição e validação da versão portuguesa do Questionário de Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R, 70 itens; S. Eysenck, H. Eysenck, & Barrett, 1985; Almiro & Simões, 2013, 2014), que avalia as três dimensões fundamentais da personalidade o Psicoticismo (P), a Extroversão (E) e o Neuroticismo (N) , e contém uma escala de Mentira/Desejabilidade Social (L). O EPQ-R pode ser utilizado nos contextos da comunidade e nos contextos clínicos e forenses.

 

  • Investigador responsável pela construção e validação da Escala de Desejabilidade Social de 20 Itens (EDS-20, 20 itens; Almiro, Simões, & Sousa, 2014; Almiro et al., 2017), que é uma medida de desejabilidade social com utilidade nos contextos da comunidade e nos contextos clínicos e forenses.

 

  • Investigador responsável pelos estudos de validação do Massachusetts Youth Screening Instrument – Version 2 (MAYSI-2, 52 itens; Grisso & Barnum, 2006;  Almiro et al., 2017) em Portugal (http://www.nysap.us/MHScreening.html), que é um instrumento de rastreio de saúde mental utilizado para examinar jovens inseridos no Sistema de Justiça Juvenil (contexto forense).

 

  • Colaborador nos estudos de validação da Escala de Comportamentos Autolesivos – Versão Experimental (ECAL, 49 itens; Ferraz, Almiro & Simões, 2016), que avalia os comportamentos autolesivos em meio prisional (contexto forense).

 

  • Colaborador nos estudos de validação da Escala de Validade de Sintomas Versão 2 (EVS-2, 50 itens; Simões et al., 2017), que examina os comportamentos de similação em contextos forenses e clínicos.

 

  • Colaborador nos estudos de validação do Canine Behavioral Assessment & Research Questionnaire (C-BARQ, 100 itens; Hsu & Serpell, 2003; versão portuguesa em fase de construção), que é uma medida utilizada na avaliação dos traços do temperamento e do comportamento de cães. Estes estudos estão a ser desenvolvidos no âmbito do Projeto de Doutoramento intitulado "Human-canine dyads: Identifying dysfunctional relationships, a Portuguese case study", de Rute Canejo Teixeira (Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal, Faculdade de Medicina Veterinária, UID/CVT/00276/2013, https://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto.phtml.pt?idProjecto=147283&idElemConcurso=8987).